o Carnavalesco !

o Carnavalesco !

Origens

Por volta de 1970, Jorge Lobo, Mário Moreno e Edson Lobo, abriram uma galeria de arte à Rua Bispo Coutinho 681, no Alto da Sé em Olinda. Esta galeria recebeu o nome de Galeria Preto Velho. Alguns amigos, dentre eles, Hélio Lobo, António Ferreira (Sr. Tonho), Rui Ferreira (Sr. Rui) e outros, vieram expor seus trabalhos conosco. Este último (Sr. Rui) recebeu logo o codinome de "Preto Velho", por ser idoso, de cabelos brancos e de cor negra.

Com o passar do tempo, nos finais de semana, utilizávamos a Galeria para o desenvolvimento de nossas farras, surgindo então a ideia dos nossos pagodes de fim de semana. Para tanto, Hélio Lobo conseguiu alguns instrumentos musicais e assim o pagode foi reunindo um público cada vez maior. Conseguimos aumentar o número de instrumentos musicais e a partir de então, iniciamos o “'SAMBÃO”, batizado por Mário Moreno de 'SAMBÃO PRETO VELHO' (o nome da galeria de arte). Salientamos que tudo isso teve início em plena véspera do Natal de 1974.
O SAMBÃO cresceu rapidamente, por outro lado, decidimos fechar a galeria de arte (o imóvel era alugado e a proprietária resolveu vendê-lo). Com ajuda de alguns políticos da época e empréstimos (para pagamento com lucros próprios, oriundos da venda de bebidas do SAMBÃO), compramos o imóvel e o SAMBÃO Preto Velho passou a se chamar Grémio Recreativo Escola de Samba Preto Velho, que já nascera com sede própria, configurando-se como a agremiação que mais crescia em Olinda.
Alguns fundadores devem ser citados: Jorge Lobo, António Gonçalves, Edson Lobo, Alcides Lobo (in memorian}, Hélio Lobo, Rui Severino (in memorian}, José Silveira, Mário Moreno (in memorian), Elizabete Lobo, Célia Lobo e outros.
Por Edson Soares Lôbo
Socio - Fundador

CINE MAIS CULTURA GRES PRETO VELHO

Aconteceu onten, a divulgação os 46 novos projetos contemplados no Edital estadual do CINE MAIS CULTURA, realizado pela FUNDAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO E ARTISTICO DE PERNAMBUCO (FUNDARPE), em parceria com o Ministerio da Cultura (MINC) os novos cines, atuarão em nove das 12 regioes de desenvolvimento do Estado.



E nós da Diretoria do Gremio Recreativo Escola de Samba Preto Velho, que em 2011 iremos concorrer no Grupo ESPECIAL, estamos felizes por mais uma conquista.



Paulo Lima